sábado, 17 de dezembro de 2016

BankSwitch Activision FE

     Informação inexistente na internet, o esquema elétrico do BankSwitch da Activision FE, onde somente 2 jogos o utilizam, Robot Tank e Decathlon. Ambos foram convertidos para o sistema tradicional Atari/Activision, sendo o Robot Tank convertido para o BS F8 e o Decathlon para o BS F6, porem nos cartuchos que monto, somente o Robot Tank funciona normalmente, o Decathlon nem sequer da sinal de vida.

     Indignado, procurei muito pelo esquema elétrico do sistema BS FE e para minha surpresa, não tem, apenas um texto que comenta como funciona internamente via software para fazer as chamadas, mas no cartucho, que chips vão e como são ligados, não tem.

     Então, peguei um cartucho com label danificado do Decathlon, produzido aqui no Brasil pela Microdigital, para seu modelo de atari 2600 que produziam, o Onyx Jr. Só abri esse cartucho pois o label estava danificado, se tivesse inteiro eu não iria abrir heheh.




Placa da Microdigital de onde tirei o esquema


     Com a placa funcional em mãos, eu tirei o esquema e publico aqui, mais por curiosidade.



Esquema tirado da placa



     São 3 chips na placa, 74LS74 (registrador duplo, mas só usamos um deles), 74LS30 (um NAND de 8 portas) e um 74LS00 que possui 4 portas NAND duplas, onde são todas usadas apenas como inversores, então vc poderia trocar esse chip por outro com somente portas inversoras se desejar.

     Na entrada do NAND de 8 portas, estão os seguintes pinos: A1, A2, A3, A4, A5, A8 diretamente e A0 e A12 invertidos no 74LS00. A saida do 74LS30 é novamente invertido, possui 2 resistores ali e entra no CLK do registrador 74LS74, a saida desse registrador vai diretamente ao pino A12 na ROM do cartucho (não confundir com o A12 do slot do conector que é usado na entrada do NAND de 8 portas), por fim, o dado que é registrado é justamente um pino de saida (muito incomum essa ligação) da propria ROM, o D5.

     Bom, é isso, tirei mais o esquema para ver a possibilidade de incluir esse esquema de BS no meu novo cartucho, mas como ele usa um pino da saida da ROM, acho que vai complicar um pouquinho, tudo bem, é sómente um fio a mais, vou pensar no caso hehehe.

     Não tinha esquema na internet, agora tem, bom proveito ou pelo menos serve para matar sua curiosidade.

     Abraço do DABLIO.     

5 comentários:

  1. Oi cara, vi que vc já fez cartuchos de 120 e 240 jogos para atari, vc tem alguma loja virtual ou posso encomendar direto com vc?
    Meu e-mail para contato é mralbani@outlook.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja meus produtos a venda em www.dabliogames.ml

      Excluir
  2. Também tenho interesse: andre_msouza@hotmail.com. Não achei seus anuncios no mercado livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja meus produtos a venda em www.dabliogames.ml

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir