terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cartucho do MEGABOY Dynacom

     Lembra daquele console portátil sem fio feito pela Dynacom no final da época do atari ?? Pois bem, para poder alavancar as vendas, desenvolveram um cartucho 'educativo' para mudar o foco do console de apenas brinquedo, para um aparelho que ajudava nos estudos das crianças. 

     Conforme consta na caixa do console, são 4 oitavas musicais, mais de 800 palavras em inglês e mais de um milhão de operações de matemática para resolver.

     Esse cartucho foi lançado com a maior capacidade do mercado, nenhum outro software teve os mesmos 64kb, somente alguns tiveram 32kb, um sistema de bankswitch especialmente desenvolvido para ele foi criado junto. Esse sistema é muito simples, basta acessar o endereço 1FF0 ( e por isso é conhecido como bankswitch F0) que o hardware no cartucho incrementa um banco, são 16 bancos de 4kb no cartucho, para saber qual banco selecionar o cartucho faz a chamada e verifica um byte especifico no banco recém trocado, se for o mesmo que ele espera, executa o código, caso contrário, faz nova chamada para incrementar o contador novamente, até que o banco desejado seja selecionado, muito simples mesmo.

     Bom, tudo muito lindo, se não fosse por ele ser muito raro de achar. Para poder jogar, ou vc pagou os tubos no ML, ou tem o seu desde que ganhou quando criança. Não, os gringos não tem, como eu disse, a Dynacom lançou por aqui, o cartucho tem legendas em português do Brasil ... Então é isso, aliado a baixa produção do console, do cartucho ser distribuído exclusivamente com o console, ser fabricado somente no Brasil, e ser o cartucho de maior capacidade, vc não vai poder jogar no seu console real se não possuir o cartucho fisico.

     Ah tah, vc comprou o cartucho harmony que roda tudo do cartão SD ?? porra, que legal, mas que pena, não vai poder jogar ... não porque não tem a rom disponível, ou porque o sistema de bankswitch não foi implementado (ele utiliza o codigo dos BS do emulador stella e neste tem o esquema), o problema é a capacidade, o cartucho harmony usa um chip que só suporta 32kb, ou seja, metade do que o cartucho do megaboy utiliza.

     Mas não se desespere, com a nova remessa de placas que mandei fazer, ja pensando em montar esses cartuchos, até para mim mesmo, que tenho o console na caixa mas não tenho o cartucho, eu implementei o BS nas 22V10 que utilizo no cartucho, como ja estou meio craque nisso, bastou umas 2h de trabalho para acertar tudo, agora vc pode ter seu cartucho exclusivo do megaboy para jogar em qualquer console atari 2600 ou compatível sem problemas.

     Confira abaixo as fotos da placa, dos labels, e do cartucho já pronto.

Na esquerda: placa original do megaboy
direita: apenas comparativo de placa comum.





Confira um video do cartucho em funcionamento:





      É isso ai, querendo uma cópia é só me procurar, ou procure diretamente no mercadolivre, enquanto eu estiver produzindo as cópias, vou ter um anuncio ativo no mercadolivre para as vendas ok ?

Abraços,

DABLIO.


sábado, 15 de novembro de 2014

Finalmente o novo multicart !

     Já estão disponiveis os novos multicarts para o Atari 2600, recebi na sexta feira um lote de placas que mandei fazer, plaquinhas com ótima qualidade, testadas e tudo funcionando perfeitamente, agora é possivel, dependendo do tamanho das roms obviamente, montar multicarts de até 240 jogos por cartucho, com escolha por menu na tela.
     
     Alguns detalhes que foram acertados, comparando a versão anterior que eu vendia, com essa nova versão que vou vender agora: de 15 jogos, ou 30 com uma chave on-off no cartucho para selecionar apenas 2 paginas para até 240 jogos, tudo controlado pelo menu. Menu com som finalmente. E possivelmente, assim que eu acertar, vamos ter um botão de reset no cartucho, que vai permitir voltar ao menu de escolha sem ter que desligar o console, funciona em varios jogos, mas não em todos, então por enquanto vou vender os cartuchos sem o botão RESET.

     Bom, é isso, agora o cliente vai poder escolher a lista dos jogos, de 4 listas que vou montar (somente 4k, 4k+8k, 4k+16k e 4k+32k), e como muita gente fica boiando com o papo de 4k, 8k etc .. vou apenas disponibilizar as listas e ele escolhe, algo como lista A, lista B etc, sem poder misturar as listas. Agora a quantidade de jogos tambem é escolhida pelo cliente, limitado ao numero maximo de jogos, de acordo com a lista escolhida apenas, se for somente jogos de 4k (lista A) o cartucho vai acomodar até 240 jogos. Qualquer quantidade multiplos de 15 são aceitos agora, ou seja, 15, 30, 45, 60, 75, 90, 105, 120 até 240 se o cartucho for da lista A como disse.

     Sim, os valores serão estipulados em cima da lista escolhida e quantidade de jogos, isso porque um cartucho de 60 jogos da lista A custa o mesmo de 30 jogos da lista B ou 15 jogos da lista C.

    Vejam abaixo algumas fotos da nova placa, virgem e montada, e em comparação com a placa anterior, de cor verde mais forte, mas que só permitia 15 jogos por cartucho.







Fotos em comparação com a placa prototipo que montei para os testes:



E finalizando com um videozinho:



É isso pessoal, ja podem encomendar seu cartuchos personalizados com a DablioGames =-)

Ah, lembrando que é tudo novo ano 2014 modelo 2015 hein, nada de componente remanofaturado, recuperado etc.

Abraços,

DABLIO.