domingo, 21 de setembro de 2014

Blog parado ?

Agradeçam ao sistema de entrega de mercadorias =-) ... e não, não é só os correios que estão indo mal .. tem 2 meses que comprei um único chipzinho insignificante e o mesmo nem sequer chegou no Brasil de acordo com rastreio, se tivesse sem rastreio eu ia imaginar o óbvio, que chegou e sumiu no nosso correio, o que não foi o caso, por isso não compro mais de fora sem rastreio.

O que isso tem a ver com o tema do blog ?? bom, tudo a ver ... o chip insignificante em questão é um CPLD que vai ajudar muito a produzir multicarts do atari 2600, infelizmente não mais baratos, mas mais rapidos de montar e de menor tamanho, visto que o CPLD em questão esta extinto já, e muito dificil de achar, mas acha em quantidade ainda se souber procurar, por isso do seu preço alto.

Bom, comecei montando multicarts de 15 jogos com ROMs de somente 4k, utilizando 2 chips de logica discreta e alguns componentes como resistores, diodos e capacitores + a EPROM com as ROMs gravadas, depois montei cartuchos de 15 jogos, mas ja com ROMs de 8k, para isso adicionei uma PLD para trabalhar como bankswitch ... depois quis aumentar a quantidade de jogos, para isso teoricamente vc aumenta somente o chip com as ROMs, mas o menu tem que ser paginado, o que controla isso por ser feito de algumas maneiras. Para apenas 2 páginas, eu coloquei uma chave no cartucho, como aqueles para 2 jogos, mas essa chave no meu caso controla 2 páginas com 15 jogos cada no cartucho ... depois quis mais jogos ainda .. fui até 240 jogos de 4k ou 120 jogos de 8k, que é o que cabem na memória de 1mb que é fácil de achar, memórias maiores existem mas essa ainda tem um bom preço em relação ao benefício. Para ter mais jogos, eu não ia continuar a adicionar chaves no cartucho, ja que a idéía é um cartucho com menu na tela, mas o problema era a paginação, poderia fazer via software+hardware, mas eram muitos componentes, lembrando aquele monte só para funcionar os 15 jogos de 8k ou 16k ... bom, a saída foi usar um contador binário, que se resume a um chip, alguns resistores e um capacitor a mais ... ocupando menos espaço e resolvendo o problema das paginas .. para isso um botão de pressão foi adicionado no cartucho, com um chip desses consigo ter muitas paginas, muitas mesmo, se não me engano ele tem 12 bits para contar ... e imagine que para os 240 jogos utilizei apenas 4 desses bits ...

Bom, tudo lindo, mas como falei, o cartucho vc escolhe os jogos pela tela, pelos nomes que aparecem, e eu queria controlar as paginas igualmente pelo menu, que é a lógica ... vejam como ficaria uma placa que estava desenhando, mas que desisti até de finalizar por conta do seu tamanho:



Com um CPLD certo, da para fazer a mesma coisa que um monte de componentes, em apenas um chip bem programadinho ... inclusive a capacidade do chip não chegou a 1/3 de utilizada ... o que limita esse tipo de componente é somente a quantidade de pinos de entrada e saída que possuem, que no meu caso foi ao máximo permitido. Vejam agora uma placa que desenhei para fazer exatamente o que a placa anterior:



Ambas placas fazem a mesma coisa, controlam o menu de 15 jogos e 16 páginas no máximo, totalizando 240 jogos, a limitação da CPLD são 240 jogos de 4k / 120 jogos de 8k / 60 jogos de 16k .. mas é justamente o que a EPROM que utilizo comporta, então é o casamento perfeito. A primeira placa ocupa todo o espaço interno do cartucho, já a segunda placa, que ainda pode ser cortada um pedaço, fica entre os 3 furos vistos na imagem da primeira placa, ou seja, muito menor e fazendo a mesma coisa ... tecnologia minha gente hehehe

Não sei se vai dar certo, mas nos testes do programa que compila o código, tudo funcionou, eu não sou expert em CPLD, mas dou minhas dentro as vezes.

Bom, é isso, quem pensou que o blog morreu ou meus ataris morreram ou ainda eu morri, estavam enganados, estou já a uns 4 meses trabalhando nisso, porém nada de componente para testar na pratica o que já testei na teoria, e continuo esperando, nem chegou nessas bandas ainda, depois é esperar a alfândega liberar .. será que esse ano isso sai ???

Até.