quarta-feira, 27 de junho de 2012

Um PIC na minha vida !

Pois é, recentemente me deparei com pics e agora fico me perguntando como consegui viver sem eles hehehehe, não ainda não domino nada de pic, mas ja sei o potencial e até onde eles podem me ajudar, estou atualmente estudando sobre os meninos, adquiri os programas necessarios do tio perna de pau e estou fazendo uns testes.



Programinhas porretas, vc pode testar absolutamente todas as funções dos pics sem ter que recorrer a protoboard, é tudo na tela, uma beleza, vc programa o codigo em um programa e carrega no outro, pronto, aperta o play e ve o resultado, uma maravilha.

Bom, o que da para fazer com isso ?? Eu recentemente peguei alguns ataris danificados, muito danificados na placa interna, resolvi produzir uma nova para eles e obviamente embutindo jogos la, mas não quero jogos comuns, aqueles carne de vacas, eles tambem estarão la, mas quero os cobiçados e tals, para isso precisamos de BS (bankswitch), o trivial é para jogos F8, F6 e F4, trivial em partes, digo porque são os mais difundidos, esquemas de como fazer vc acha facil na net, ja outros mais ilustres mas de BS mais dificeis, como o Montezumas, ficam de fora da brincadeira.

Bem, sabendo como os BS funcionam e este arquivo mostra com clareza cada um deles, da para elaborar o circuito que os faça funcionar, mas são de 2 para muito mais chips de logica e outros componentes para tal.

Eu achei na net, codigos prontos para programar uma PAL/GAL, que é um chip de logica programavel, muito util, mas limitado. Os codigos que tenho são para justamente os 3 BS citados, existe ainda um esquema para construir eproms PLD, que é uma eprom comum, com codigo especifico e faz o esquema de BS, com realimentação de endereços um esquema de flip-flop pode ser emulado (FF é para segurar o endereço do banco que esta sendo utilizado).

Mas isso ainda esta limitado, depois que vc descobre as funcionalidades de um PIC, as ideias vão longe, com um PIC eu posso montar não só os 3 BS citados que são os mais comuns como todos os outros que ficaram de fora praticamente, alem de eu conseguir colocar mais funcionalidades, e isso tudo num unico PIC hehehehe.

O que eu tenho em mente então ?? Estou aqui estudando e fazendo testes para o seguinte, quero montar um game com muitos jogos na memoria, de varios BS diferentes, talvez controlados por um PIC ligado a um display LCD para vizualizar o jogo escolhido, ou pelo menos o codigo do jogo escolhido, isso depende da memoria interna do PIC escolhido para tal, quanto mais memoria, mais caro é o PIC, quanto mais pinos disponiveis para ligações externas, mais caro é o PIC, então tenho que escolher um PIC exato, para baratear o projetinho.

Paralelamente a montar alguns games com muitos jogos sortidos dentro, quero produzir para vender cartuchos com jogos conhecidos, com o menu na tela, cartuchos com 15 jogos mesmo, mas com o que o pessoal quer realmente jogar, o interessante é que, sabendo programar o PIC, posso misturar jogos de diferentes BS agora, limitado ainda pelo tamanho do jogo, ou seja, se o jogo for de 8K (ou não hehehe), beleza, não interessando o BS que ele utiliza.

Então é isso, espero logo em breve poder mostrar pelo menos o cartucho que quero produzir para vender,com 15 jogos e utilizando PIC para controlar tanto o menu quando seu BS.

Abraço e até o proximo post.

Dablio.