quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Atari MM - O menor atari do mundo é Brasileiro !

   Eu tinha uma pagina dedicada ao atari MM no servidor do Geocities, que pertence ao Yahoo, mas eles finalizaram o serviço ja tem mais de ano, e desde então o atari MM ficou no limbo, apenas na memoria de quem viu a pagina antiga, onde era mostrado em detalhes a construção e o MM pronto.

  Mas esta pagina mostrava a versão 1.0 do MM, veja algumas fotos abaixo:




   Como da para notar, o tubo era velhinho, eu achei na rua ja todo sambado e guardava parafusos nele e os fios era uma gambi só, ele tinha que ser evoluido.

  Bom, a primeira coisa agora foi arrumar um tubinho novo em folha para este proposito. E a ideia era apenas trocar o tubo e pensar em algo que escondesse aquela montueira de fios aparecendo, mas no decorrer do procedimento, a placa que eu tinha feito em 2004 não aguentou tanta solda e troca de componentes, tive que corroer uma nova, mas até eu corroer esta nova placa, sofri bastante com a antiga e seus inumeros mal-contatos que me tiravam o sono. Placa nova, problemas resolvidos.

   Abaixo algumas fotos mostram eu ainda tentando acertar a placa antiga, rodando o cartucho pitfall II:





   Bom, vamos ha um pouco da historia de como e onde tirei a ideia de fazer esse game. Primeiramente devo avisar, sou ruim de eletronica, sério, tudo o que sei aprendi tomando choque e queimando aparelhos, nunca fiz curso, sou formado na area de informatica, eletronica para mim é hobby, assim como os games. Outra coisa é que eu nunca fui fã de ter um console 'igual todo mundo', sempre queria me destacar por um motivo ou por outro (isso vem de eu na infancia não poder ter os melhores produtos, então eu reciclava os antigos de maneria que ficassem mais interessantes e assim 'não ficar por baixo' hehe).

   Quando eu adquiri um megaboy, o atari portatil da dynacom, eu enlouqueci, ao abrir o console e ver que ele não possuia os 3 chips tradicionais do atari 2600 e sim um unico chip que fazia o serviço dos 3 (a propria atari projetou um chip assim, e tinha o nome de JANICE), isso gera uma economia de espaço no console tremenda, sempre fiquei com isso na cabeça, fazer alguma arte com aquele chip. A primeira coisa após estar decidido a canibalizar um game raro como este, era descobrir como conseguir o sinal AV deste console, que originalmente mandava apenas RF (com ou sem fio) para a TV, mas este circuito do RF dentro do console representa mais que 50% do espaço utilizado, realmente se eu conseguisse eliminar o RF e adicionar um AV seria o ponto crucial para montar um console atari minusculo.

   Após pentelhar os amigos que realmente manjavam de eletronica, consegui com poucas peças, montar a saida AV deste console. Mas a ideia original nunca foi colocar ele em um tubo de MM, isso foi totalmente por acaso, a ideia original era montar o console dentro do proprio cartucho, coisa que não fiz ainda, mas ja estou em produção do mesmo, segue uma foto só para eu não figurar como mentiroso:
(Dentro do cartucho tera o game com 128 jogos, mas não slot externo para outros jogos)


   Voltando a nossa historia, a ideia de montar dentro do proprio cartucho ja era a primeira, a segunda ideia foi de montar dentro do corpo do controle e transforma-lo mais ou menos no que a jakks-paciffic fez em 2006 acho, um controle com jogos na memoria. Veja as fotos deste momento:




   Mas do nada, sabe quando a gente ta ali olhando para os componentes e fica viajando ? Olhei para o lado e vi o meu potinho de guardar parafusos, justamente um tubinho de MM, não deu outra, medi para ver se o chip se acomodava dentro, sabendo que dava, pensei no resto, a maior dificuldade foi pensar em como adicionar o slot do cartucho, para isso quebrei a cabeça por dias, semanas acho, mas cheguei em uma solução legal, fiz uma janela ao lado do tubo de MM, adaptei na placa um conector de CI e apos colocar a placa do MM dentro do tubo, pela janela eu conectava o resto do slot do cartucho, prendendo o mesmo via porcas e parafusos que são visiveis nas fotos.

   Porem em 2004 eu não tinha muita pratica, alias nem sei se tenho hoje, mas antes era menos ainda, então tudo foi montado na maior gambi possivel, eu queria era ver o treco funcionado para mostrar para todo mundo, e lembro que um dos encontros do Canal3, clube de colecionadores de games e computadores antigos que faço parte ha muito, estava se aproximando e eu não queria perder esta oportunidade, mandei bala, ficou fio pendurado, tubinho do MM era velho mesmo, todo rasgadinho etc. Bom, deu tempo e consegui levar neste encontro, e o pessoal pode jogar, apos isso montei a pagina do geocities e la ficou para apreciação de todos, mas o serviço saiu do ar, e o MM nunca mais quiz voltar a funcionar, então arrumei um novo tubo de MM, tentei levantar a placa antiga e não tendo como, produzi uma outra, mas desta vez pensei em como não ficar a gambi dos fios, e foi ai que tive a ideia de montar uma especie de DOCK para ele, coloquei uma saida DB15 no tubinho e dali mandei para uma outra caixinha pequena onde ali temos entrada dos 2 controles especiais, entrada de fonte e saida AV, alem de botão power e led de monitoramento. Digo controle especial, pois eles incorporam a função do SELECT e START que no atari 2600 é no console e não no controle como podemos apreciar nos controles dos games desde a epoca no nintendo 8bits até hoje em dia no PS3 e XBOX360. A fonte utilizei uma do Master System Super Compact, pois ela ja manda 5V que são necessarios no meu projetinho, eliminando ter que adicionar um regulador de voltagem dentro do console, mesmo porque não teria como colocar hehehe.

   Bom, é isso ai gente, agora o mesmo funciona sem ter que fazer um ritual antes de ligar, como tinha que fazer na versão 1, é ligar e correr pro abraço.

   Segue as fotos que tirei de como o mesmo esta agora e no final do post um video demonstrativo.

   Espero que gostem e divulguem, apreciem sem moderação !!


















Abraço do DABLIO.

28 comentários:

  1. Parabéns, W :) Não tinha visto a versão nova ainda.

    (e compre um tripé para a câmera :P)

    ResponderExcluir
  2. W imagina se você tivesse experiência em eletrônica...

    ResponderExcluir
  3. Mano, se esse cara sem saber nada de eletrônica fez isso, se pegar um que manja faz um Atari com caixa de fósforos!

    ResponderExcluir
  4. Parabens cara! Mas eu gostava mais do tubo vermelhinho :P

    ResponderExcluir
  5. Caráca, muito doidera. Que CI é esse? Onde conseguiu? Existe para venda ainda?

    ResponderExcluir
  6. Fala W ! Parabéns pela nova versão ! ficou show de bola !

    Tive a grande oportunidade de conhecer o W na faculdade e aprendi muito com ele !

    Abraços Dablio.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo! No fim o chip eh o JANICE mesmo? O xtal eh de que freq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o janice não cara, é um chip feito na china, não oficial da atari similar ao janice, muito simples o seu funcionamento, bem otmizado, porem sem suporte a paddles e outros acessorios mais estranhos, funciona somente com o joystick mesmo.

      Excluir
    2. Ola W, Tenho uma Duvida parecida com a dele, pode fazer um lista dos componentes e de onde conseguir eles, quero muito fazer um, desde ja agradeço, valeu W.

      Excluir
  8. Estás no Hackaday (hackaday.com). Congrats !

    ResponderExcluir
  9. Te descobri belo Hack a Day! Pode compartilhar o diagrama? Pode dar dicas de montagem , onde encontrar os componentes? Gostei muito da idéia! Um ótimo projeto! Há tempo que não vejo nada de interessante para montar assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o chip principal é dificil de encontrar, foi produzido na china sob encomenda, fiz o game, canibalizando outro console.

      Excluir
  10. Boa noite W! caraka cara, isso sim é um micro Atari, vc está mais que de parabéns....e como muitos aqui, eu queria saber se vc pode disponibilizar o esquema pra gente =D, o 6592 eu fuço sta. efigênia até achar! valew W, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ultima foto do post é o esquema que tenho do megaboy, baseado nele fiz o aparelho, se achar o chip para vender me avise, vo la comprar alguns hehehe

      Excluir
  11. KKKKKKK blz, valew cara....não sou muito bom em desenhar PCI, pra mim eletrônica é só Hobby também, eu só sei copiar!!! se vc quiser vender o esquema que fez, podemos negociar!

    ResponderExcluir
  12. blz dablio, esse ci 6592 vc sabe se é possivel copiar para um ci virgem? ja que é dificil encontra-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim, daria para fazer uma engenharia reversa e montar em um FPGA da vida, mas ja que é para usar FPGA, faz logo com os chips tradicionais, visto que tem ampla documentação dos mesmos. Mas não, isso não é pra mim.

      Excluir
  13. Olá e parabéns pelo projeto já começou, é muito interessante, pois é compacto. você não poderia compartilhar o padrão que você usadas e modificado para você e também o firmware que usa o chip 6592 para tentar? Saudações de Mexicali México.
    Aqui o meu correio dangelte@hotmail.com
    muito obrigado de antemão.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo Trabalho estou impressionado. você não poderia postar um tutorial ensinando como fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, o problema é conseguir o processador, que na verdade é 95% do aparelho todo, ele foi fabricado na china sob encomenda, aqui no brasil tem ele no megaboy da dynacom, de onde eu tirei um para montar o primeiro modelo do MM.

      Excluir
  15. E amigo W tudo bom! Eu tenho um memory game da milmar, um que tem um chip desse que você fez o seu, amigão seria possivel você me mandar um desenho do chip e os componentes, com os detalhes de como eu faço para instalar saida de audio e video no meu. Abraço e boa sorte. Aí vai meu e-mail (vasconcelosenovaes@vivointernetdiscada.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, o que vc quer é justamente a ultima foto do post ok ??

      Excluir
    2. Oi amigão obrigado pela atenção! Tem como você mandar a foto mostrando quais pinos do CI que eu encontro os sinais de audio e video. To aqui me matando e não consigo...kkk Abraço Magno.

      Excluir
  16. gostaria de saber, se vc teve que modificar dentro dos controle de que vem com o DVD, pois dentro dele tem um chip?

    ResponderExcluir