segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Atari 2600 - mais um mod

Gente, fiz mais um mod para atari 2600.

Agora o mod trata da instalação de 512 jogos na memoria do aparelho.

O detalhe fica para o metodo de escolha dos jogos, pois os 512 jogos eu tirei de um cartucho montado pelo Tabajara em 2005.

Porem para se achar um jogo ali no meio dos 512 jogos vc tinha que lembrar a combinação binaria dele dentro da eprom, uma combinação de 9 bits algo como 011000101 = river raid.

O que eu fiz foi separar cada 3 bits em 1 display de 7 segmentos, sendo assim o mesmo jogo acima fica assim no meu display: 305  (mais facil de lembrar e/ou anotar em uma lista).

Porque 3 bits por display ? porque utilizei chips comerciais, um contador de decada e um encoder BCD. o contador de decada conta até 9, ou seja, 10 posições começando do 0 .. porem em binario eu precisava de algum contador que me desse todas combinações, e contando até 9 eu não tinha todas combinações dos 4 bits que estão envolvidos. (eu sei que temos tambem contadores binarios que vão de 0 a 15, mas o encoder BCD não mostra estes digitos, existem outros encoders que fazem isso, mas mais caros e mais dificeis de achar, e mesmo porque 2 displays me dariam apenas 8 bits e eu precisava de 9 bits)

O que fiz foi ignorar o bit mais a esquerda de cada contador, e utilizar os outros 3 que ai sim me davam todas suas combinações (de 0 a 7 temos as 8 combinações possiveis em binario com 3 bits).

Sendo assim, eu precisava de 9 bits, foi só multiplicar o esquema por 3.

Como eu consegui contar até 7 e voltar a 0 sem implementar portas logicas ? simples:

a contagem no chip é assim:

0000 = 0
0001 = 1
0010 = 2
.
.
.
0111 = 7
1000 = 8

Notem que ao chegarmos ao numero 8 o bit mais a esquerda pela primeira vez está ligado, utilizei isso para o chip se auto-resetar.

Se fossem 256 jogos eu ignorava os 2 bits a esquerda e utilizava os 2 bits a direita (2^8=256) se fossem 1024 jogos somente estes 3 displays não seriam suficientes, mas eu poderia usar o ponto decimal dos displays para identificar o proximo digito (que seria ou 0 ou 1 e neste caso poderia mudar para pontos acesos ou apagados, seria uma solução), mas no caso deu exatamente para os 512 jogos.

Claro que os jogos não vão contar no display de 001 a 512 .. e sim de 000 a 777 (ignorando os digitos 8 e 9 temos 512 combinações).

Abaixo um video mostrando apenas os displays implementados.





Desconsiderem a falta de plural em algumas palavras, depois que vi deu preguiça de refazer o video hehehe, acho que eu estava emocionado !


Agora o video demonstrando o game em pleno funcionamento.




Ah, vão por mim, ao vivo é 1000x melhor de ver doque nesse video todo borrado !



Abraço.

Agora eu tambem tenho blog !!

Pois é, após relutar em manter algum blog, eu me rendi.

Como eu sempre estou mexendo em alguma coisa, inventando meus brinquedos e sempre compartilho com os amigos, agora resolvi que é o momento para manter um blog, comentando sobre minhas aventuras eletronicas.

Espero que gostem do conteudo, e sempre que acharem conveniente, comentem !!

Abraço.